Xicuembo (versão 3.0)

memórias & resmungos do Carlos Gil

A minha foto
Nome:

carlosgil2006@gmail.com

terça-feira, julho 26, 2005

A nossa banca e o G-8, enfim, a história da galinha e dos ovos traduzida em défice

Há anos que lemos nas primeiras páginas, com a frequência perfeita para acreditarmos mansamente, que isto está mau e caminha para pior.

Há anos que lemos, nas páginas do meio, que anual, semestral ou trimestralmente a troika bancária aumenta os lucros com esta crise onde é o único credor de todos, Estado, Empresas, Famílias.

Em Portugal ninguém deve nada a ninguém, devemos é todos à Banca. Ao meio ou nas pontas do cordel há sempre uma hipoteca ou um penhor, há sempre um que leva o apertão nos tomates quando as coisas correm mal e, esse, paga a conta de todos.

Recentemente o G-8 perdoou, muito justamente, acrescento, a dívida externa de muitos países africanos que se encontravam multiplamente estrangulados por ela (vide discurso recente do moçambicano Mia Couto, ele explica-o em bom e legível pormenor).

Não matem a galinha, ‘está na hora’. Está na hora e momento certo de, até em bandeira de esperança ainda mais bonita e sedutora porque inesperada, a Banca tomar medidas excepcionais que soltem às Famílias o garrote com que, anual, semestral e trimestralmente, elas são asfixiadas sempre mais um pouco – e já andamos roucos.

Da saúde das Famílias vem a das Empresas, que mais prosperam, o Estado suspira de alívio e a galinha não definha, nem a montante nem a jusante nem na chicha do peito.

Não matem a galinha, tratem bem o país-cliente que vos engorda, anual, semestral e trimestralmente.

1 Comments:

Blogger José Monteiro said...

Ah Quixote, que lutas contra moinhos de vento que não detêm as engrenagens no seu afã de fazer farinha! E vão moendo, moendo, sem dar folga a mós ou velas, que o moleiro é surdo e cego e não vê que se acaba o milho. Melhor seria o Sancho, que é assim mais terra-a-terra, dar-lhe umas valentes bordoadas ...

terça-feira, julho 26, 2005 12:14:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

Fight Spam! Click Here!