Xicuembo (versão 3.0)

memórias & resmungos do Carlos Gil

A minha foto
Nome:

carlosgil2006@gmail.com

sábado, dezembro 17, 2005

Shorty's

Actualizada A Minha Garagem com o fim da série "shorty's" - aqueles carros de chassis encurtado e que os tornam brinquedos de feira, normalmente os que já nasceram curtos. Como exemplo os Fiat 126 e Panda, os R4 e 5 da Renault, muitos Mini e Beetle, além doutros que cresceram crescidotes mas em feliz hora vêm a carcaça encolhida, ganhando nova e especial graça: destes tenho lá um Rolls Royce Corniche, uma Renault Espace, muitas Kombi da VW e algumas americanadas.
Tenho intenção de, a seguir, abrir pastas para os 'Big Foot's', também a maior parte deles miniaturas de nascença mas em quem enxertam sapatos tamanho Gigante de Manjacaze. Recordo este, o já falecido Gabriel Mondjane, pela primeira memória de ver numa montra duma sapataria do Alto Maé um sapato dum tamanho descomunal, com a indicação de que eram uma encomenda especial para ele. Mas tarde e já adulto vim a perceber que o coitado do Gabriel, além de homem doente, foi explorado até ao ridículo de ser exibido em circos, sempre assessorado por mãos hábeis em cortar as fatias do bolo. Mas quando penso nele a verdade é que me vêm à memória os seus sapatos, coisa descomunal para mim, então com uns dez/onze anos ou talvez até menos, e que pareciam de tal tamanho que era impossível algum homem ter pés capazes de calçá-los. Andei atento à oportunidade de vê-lo "ao vivo" o que vim a fazer ainda dessa vez em que ele voltava à sua terra, nem que fosse visita 'artística' em cúmulo de humilhação. Confirmei o elevado profissionalismo do sapateiro. E umas mãos enormes, mas em desproporção com o corpo uma cabeça de tamanho normal.
Bem, dêm lá um saltinho, os vrum-vruns também podem ser um momento de evasão destes tempos tão "densos", denso que seja em Natal de que ainda não senti um mínimo de 'cheiro' no ar - e não perceoi se se anda nervoso de mais no geral ou sou eu específicamente. Tenho lá algumas fotos curiosas. Sendo até muitos de custos de transformação que são inferiores à compra actual dum 'citadino' novo, também penso em como nesta sociedade triste e cinzenta, padronizada até à náusea, é quase impossível ser-se dono dum carro destes e não se ser mais olhado do que, ele, o 'shorty', o bonito dos dois. - Mentalidade de merda, olhem só como anda o meu "espírito natalício"...

1 Comments:

Blogger th said...

Eu mandei-te o "Tango", não guardaste?
e depois eu tenho mais que fazer do que ir agora para uma garagem, com este frio...tem aquecimento?
th

sábado, dezembro 17, 2005 11:55:00 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home

Fight Spam! Click Here!