Xicuembo (versão 3.0)

memórias & resmungos do Carlos Gil

A minha foto
Nome:

carlosgil2006@gmail.com

terça-feira, maio 17, 2005

O livro

Se clicarem em cima da capa do "tijolo", ao lado, acede-se ao site da editora ('Pé de Página', de Coimbra). Lá já é possível fazer a sua encomenda on-line sendo os portes postais por conta da casa, pelo menos para Portugal.
Sobre o lançamento: está confirmadíssima a data de 18 de Junho e o local; é um sábado e será às 18 horas, no Espaço Galveias ao Campo Pequeno, Lisboa a grande aldeia...
O Guilherme de Melo acedeu a dizer umas palavras sobre o "Xicuembo", deixando-me inchado como um pavão pois a sua pena é das que narram África com arte maior - vidé o seu "Os leões não dormem esta noite", romance histórico sobre a vida do tão pouco conhecido imperador Gungunhana e escrito a pedido pessoal do falecido presidente Samora Machel, a quem o livro é dedicado. Estou a deliciar-me com a sua leitura, e a aprender.
O grupo de teatro amador de Almeirim, "Narizes Perfeitos", fará a teatralização de uns pequenos sketchs extraídos do livro, momento especial e que só por si convida a um olhar. A magia do teatro, a força da juventude que acredita que a cultura não é exclusivamente coisa de museus nem de alfarrábios, ela é viva e eles personificam-na.
A edição tem o apoio do pelouro da cultura da Cãmara Municipal de Almeirim e do Centro Cultural Luso-Moçambicano, inexcedíveis que foram no ajudar-me à realização deste sonho. Infelizmente a 18 de Junho começam as festas da cidade (Almeirim), e muito dificílmente a autarquia estará representada ao nível que desejava e eu também. Mas sentirei a sua presença física, para além da realidade-livro há as palavras de incentivo e de carinho que nunca se esquecem, menos ainda nesse momento.
Desenvolvo diligências prometedoras para a comparência do senhor croquete e da dona chamuça, sendo que as latitas estão vacilantes, indecisas sobre a forma de penetrar acontecimento tão erudito... Debaixo da mesa? em arca de praia domingueira? dissimuladas e disfarçadas, acessíveis em passa-palavra iniciática? Alguma solução se arranjará...
Quero muita gente lá, casa cheia, para agradecer as carícias que me deram em ano e meio de bloganço que pariu um livro e, muito importante, para me dissimular no meio da multidão e ninguém reparar em mim, verem in loco a triste figura que quer passar por autor. Venham, por favor, estão todos convidados.
Ah...! não é preciso levar sandálias novas, ok?

4 Comments:

Blogger Madalena said...

Na altura em que o Guilherme de Melo conheceu o Samora, o meu pai era enfermeiro-chefe da enfermaria onde o GM esteve internado por ter sofrido um acidente. Tenho uma história linda para contar sobre o reencontro do Samora com o meu pai no Hospital da Beira, quando um já era Presidente e o outro continuava enfermeiro. Mas continuavam os dois a ser pessoas e essa condição humana é o que sobrepõe às hierarquias, quando as gentes em causa são pessoas com o tal valor humano acrescentado. Refiro-me aos dois, pois acredita que o meu pai era um homem com muito valor. Foi também uma vida que valeu a pena. E isso é mesmo o que interessa: ter valido a pena!
Além disso também foi professor de enfermagem do Samora...
O mundo é pequeno.
Um dia, na Baixa de LM, o meu pai apresentou-me o GM, na altura jornalista.
Beijinho, Carlos.
Vou fazer tudo para lá estar!

terça-feira, maio 17, 2005 7:22:00 da tarde  
Blogger JAIME said...

Gil,

Com um abraço aviso que o "Xicuembo" está "em destaque" no ForEver PEMBA.
Pena que estou longe para poder participar do lançamento...

Sucesso !

Jaime

quarta-feira, maio 18, 2005 7:51:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Mais se informa que so vou por kausa dos narizes - uma fa (D15).

quinta-feira, maio 19, 2005 10:25:00 da manhã  
Blogger Mitsou said...

Lá estarei!! Beijinhos grandes e agora vou subir para comentar outro post que já li e me deixou uma lagrimazita a brilhar no olhito.

sábado, maio 21, 2005 1:50:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

Fight Spam! Click Here!